22.7 C
Jundiaí
quinta-feira, 25 abril, 2024

As Giras de Umbanda

spot_img

Falar das Giras de Umbanda é falar da essência do nosso ritual, do que diferencia a Umbanda de todas as outras religiões e a torna uma cultura única e singular, apesar de todas as influências que ajudaram a compor seus postulados.
Não estou falando das Linhas da Umbanda, que são 7 (sete), e sim das Giras que aparecem em maior número no ritual Umbandista e, claro, todas elas estão ligadas a uma destas 7 linhas da Umbanda, assim como cada Gira pode estar ligada a um determinado Orixá, ainda que não seja a manifestação do próprio Orixá, e sim de seus mensageiros.
As Giras de Umbanda são as divisões destes mensageiros em diversos grupos, vibrações, regências, que os diferenciam. As Giras de Umbanda são as diferentes falanges de Espíritos de Luz, que trabalham juntos em uma vibração específica, facilmente identificada nos trejeitos e modo de trabalho destas Entidades.
São os Baianos, os Caboclos, os Pretos Velhos, os Boiadeiros, os Erês, os Marinheiros, os Exus, dentre tantas outras manifestações mágicas de grupos gigantescos que trabalham juntos, quer seja por pura afinidade, ou por se encaixarem naquela vibração para o melhor cumprimento de suas missões com os encarnados.
Na prática, são os diferentes “trabalhos” de Umbanda. Chamamos de “trabalho” o ritual periódico de atendimento onde médiuns incorporados destes Guias de Luz auxiliam as pessoas que a Eles recorrem. E estes Guias de Luz se dividem nestes grupos.
Chegado o dia deste trabalho, é chegada a hora de uma destas Giras acontecerem, ou seja, em cada trabalho uma destas falanges, um destes grupos de Entidades interligados por uma mesma vibração, cumprirá seu papel de Caridade.
No Barracão de Pai José de Aruanda, se realizam as seguintes Giras de Umbanda:
Pretos e Pretas Velhas
Caboclos de Oxossi
Mensageiros de Xangô
Mensageiros de Ogum
Baianos
Erês/Crianças
Linha d`Água (mensageiras de Iemanjá, Iansã, Nanã e Oxum)
Boiadeiros
Marinheiros
Ciganos
Gira do Seu Zé
Exus e Pombagiras
Exu-mirim
Nos próximos artigos, pretendo falar um pouco sobre cada uma destas Giras. Suas particularidades e dados de culto.

Por Pai Alexandre Falasco
(Dados extraídos do livro “Umbanda de Barracão”, de autoria de Alexandre Falasco, Editora Ícone)

Novo Dia
Novo Diahttps://novodia.digital/novodia
O Novo Dia Notícias é um dos maiores portais de conteúdo da região de Jundiaí. Faz parte do Grupo Novo Dia.
PUBLICIDADEspot_img

SUGESTÃO DE PAUTAS

PUBLICIDADEspot_img
PUBLICIDADEspot_img

notícias relacionadas