Um lugar onde o nudge é bem-vindo

Pensou em consumir bebida alcoólica, o primeiro lugar que te vem à cabeça é bar, certo? E apesar do cardápio diversificado, é grande a pressão dos amigos para tomar “só uma cervejinha”. Nessas horas fica fácil ceder, até mesmo quem está dirigindo. E não são poucos: uma pesquisa realizada pela Heineken em 2018 revelou que, apesar de 87% dos motoristas brasileiros se planejarem para não beber se estão ao volante, metade deles acaba sendo levada pelo momento por insistência da turma.

De olho nessa rapaziada sem juízo, a Heineken, em parceria com a consultoria InBehavior Lab, decidiu inverter a situação e usar técnicas estudadas pelas ciências comportamentais para estimular uma, digamos, “pressão do bem” aos motoristas que não querem fazer a perigosa combinação de álcool e direção.

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Realizada em 18 bares localizados em São Paulo e Porto Alegre, o experimento teve como ferramenta principal a aplicação de nudges nos estabelecimentos. Sem tradução exata para o português, eles podem ser definidos como um “leve empurrãozinho” no contexto de tomada de decisão.

E não é que a estratégia deu certo. A distribuição de diversos nudges nos bares diminuiu em 25,2% o número de motoristas que beberam antes de assumir a direção – na comparação com os dados coletados anteriormente, sem qualquer intervenção nos locais.

O sucesso do experimento está relacionado à base científica que permeou a escolha dos nudges, levando em conta vieses e propensões do ser humano estudadas pela economia comportamental.

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Abaixo você vai conhecer alguns nudges e os objetivos comportamentais:

Juramento de motorista

O que: os motoristas foram convidados a assinar um cartão com um juramento de não beber se fossem dirigir e poderiam trocá-lo por um aperitivo naquela noite.

Por que: esta intervenção auxilia no desejo de ser consistente nas ações e atitudes e reforça o que as ciências comportamentais chamam de norma social e viés do presente. Ao assinar o juramento, o motorista assume um compromisso que deve ser mantido para evitar inconsistências e ganha um incentivo naquele momento.

Mural

O que: os cartões de juramento assinados em um mural em um lugar de destaque do estabelecimento.
Por que: este estímulo ajuda na tendência de assumir um comportamento que reflete o que é aceitável. Ao ver o mural com juramentos assinados, os motoristas que desejam permanecer abstêmios passam a perceber essa conduta como normal e com suporte social.

Porção grátis

O que: os motoristas da vez ganharam petiscos dos bares.
Por Que: as pessoas costumam dar um peso maior para consequências imediatas. Na hora de decidir entre beber ou não, por exemplo, pode pesar mais o desconforto de se sentir deslocado por não consumir álcool junto com a turma do que uma consequência positiva, mas o longo prazo, como não receber uma multa por dirigir embriagado. Nesse contexto, a porção grátis pode ser aquele benefício imediato que inclina o motorista para a decisão responsável.

Cardápio do motorista

O que: um menu exclusivo para eles, com uma seleção caprichada de drinques sem álcool, com aspecto parecido com os tradicionais.
Por que: em geral, todos ignoram aquilo que não está facilmente disponível, para economizar recursos cognitivos. Este nudge busca diminuir o custo mental de pensar em alternativas para bebidas alcoólicas. Além disso, ao ver outras pessoas bebendo esses drinques e se divertindo, os motoristas sentem-se encorajados a fazer o mesmo.

Mapa de decisão

O que: infográfico divertido que conduzia à constatação: “Quando dirigir, nunca beba”.

Por que: este nudge trabalha a tendência a superestimar as habilidades decisórias. De forma bem-humorada, ele busca deixar claro que não é possível calcular os riscos e benefícios de beber deixar claro que não é possível calcular os riscos e benefícios de beber e dirigir.

Peças gráficas

O que: cartazes, camisetas, etc.
Por que: as várias mensagens e imagens distribuídas pelo bar tinham o objetivo de acionar no cérebro o sistema 2 (devagar, analítico, racional) em detrimento do sistema 1 (rápido, emocional, sujeito a erros e viesses).

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