Connect with us

Geral

Pesquisa aponta que estresse aumenta quase 70% nesta época do ano

Uma pesquisa americana revelou que o estresse dessa época do ano se deve ao tempo que as pessoas se dedicam às compras de presentes e ao preparo das festas. Isso tudo sem deixar de lado a rotina diária de trabalho e estudos, por exemplo.

O final de ano simboliza encerramento, conclusão, fim de um ciclo e início de outro, o que leva às reflexões, retrospectivas e avaliações. Todas essas auto-avaliações muitas vezes podem ser rígidas para algumas pessoas e a auto-cobrança daquilo que elas ainda não realizaram durante o ano, podem resultar em melancolia, tristeza, ansiedade e frustração –uma enorme porta aberta para o estresse.

A explicação é fisiológica: sob um elevado grau de exaustão, o organismo passa a produzir uma alta concentração do hormônio cortisol, que em excesso produz efeitos negativos para a saúde e deixa o indivíduo ainda mais irritado.

Desta forma, o desempenho e a atenção ficam comprometidos e então, as dificuldades para cumprir as metas acabam tomando o lugar do intelecto e os fatores exaustivos impedem o cumprimento de tarefas. É uma verdadeira bola de neve que nem mesmo o papai Noel é capaz de deter.

Vale ressaltar que esses sintomas, para a maioria das pessoas, são transitórios e pontuais. Mas mesmo assim, é preciso se cuidar, já que essa avalanche de sentimentos ruins pode ter um grande impacto no futuro (no ano que vai nascer), porque nessa época as emoções estão mais afloradas e tudo acaba sendo mais potencializado.

Essa elevada exigência e o número maior de responsabilidades e compromissos podem causar ansiedade e levar a padrões comportamentais compulsivos que aumentam ainda mais o descontrole. Portanto, o reconhecimento das próprias emoções, incluindo qualquer forma de desconforto ou sofrimento, refletirá equilíbrio e bem-estar mais necessário para passar por este mês. Isso é inteligência emocional colocada em prática.

É preciso organização para lidar com a agenda corrida e cumprir tudo o que falta antes do ano de fato acabar. Daí então, dá para sair de vez desse ano com a sensação de dever cumprido: isso sim, elimina qualquer grau de estresse.

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Momo aparece em vídeos de slime do YouTube Kids e ensina as crianças a se suicidarem

Geral

Dona de casa evangélica invade igreja católica e quebra quadros e imagens de santos

Geral

Bombeiros quebram vidros de carro estacionado em frente a hidrante para passar mangueira

Geral

Danilo Gentili é condenado a seis meses de prisão em caso Maria do Rosário

Geral

© 2019 Cruz de Malta Editores Associados | Novo Dia Notícias: Auditado pela Associação dos Jornais do Interior do Estado de São Paulo - ADJORI/SP. Filiado à Associação Nacional de Jornais - ANJ
Atibaia, Cabreúva, Caieiras, Cajamar, Campo Limpo Paulista, Francisco Morato, Franco da Rocha, Indaiatuba, Itatiba, Itu, Itupeva, Jarinu, Jundiaí, Louveira, Morungaba, Salto, Valinhos, Várzea Paulista e Vinhedo

Connect