Connect with us

Geral

Bitucas de cigarro são a maior parte do lixo em praias brasileiras

Se você esteve na praia nos últimos tempos tem notado o aumento cada vez mais frequente de bituca de cigarro. É o que revela um estudo inédito que verificou mais de 200 mil bitucas em um trecho de 8 km, além de 15 mil lacres, tampas e anéis de lata, 150 mil fragmentos de plásticos diversos, 7 mil palitos de sorvetes e churrascos e 19 mil hastes plásticas de pirulitos e cotonetes.

Este levantamento faz parte da segunda fase do projeto Lixo Fora D’Água, que visa combater às fontes de poluição marinha por resíduos sólidos.

Existente desde 2018, o projeto identificou que as três principais fontes de vazamento de lixo e resíduos para o mar são as comunidades nas áreas de palafitas, os canais de drenagem que atravessa a malha urbana e a própria orla da praia em sua faixa de areia.

Entre os resíduos sólidos mais encontrados e em maior quantidade nas praias estão os materiais plásticos e isopor (52,5%), a bituca de cigarro (40,4%); borracha, metal, madeira, embalagens e outros (7,11%).“Os resultados desse projeto inédito são fundamentais para enfrentar o problema do lixo no mar. Mais do que limpar praias e retirar resíduos do oceano, o plano de ação permitirá às cidades o desenvolvimento de melhores práticas para evitar que os resíduos continuem a poluir o estuário e a orla da praia”, disse o diretor presidente da Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe), Carlos Silva Filho.

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Momo aparece em vídeos de slime do YouTube Kids e ensina as crianças a se suicidarem

Geral

Dona de casa evangélica invade igreja católica e quebra quadros e imagens de santos

Geral

Bombeiros quebram vidros de carro estacionado em frente a hidrante para passar mangueira

Geral

Danilo Gentili é condenado a seis meses de prisão em caso Maria do Rosário

Geral

© 2019 Cruz de Malta Editores Associados | Novo Dia Notícias: Auditado pela Associação dos Jornais do Interior do Estado de São Paulo - ADJORI/SP. Filiado à Associação Nacional de Jornais - ANJ
Atibaia, Cabreúva, Caieiras, Cajamar, Campo Limpo Paulista, Francisco Morato, Franco da Rocha, Indaiatuba, Itatiba, Itu, Itupeva, Jarinu, Jundiaí, Louveira, Morungaba, Salto, Valinhos, Várzea Paulista e Vinhedo

Connect