16.4 C
Jundiaí
quarta-feira, 24 abril, 2024

Louveira constrói novos reservatórios para água

spot_img

Prefeitura iniciou construção do primeiro, no Jardim Juliana, com capacidade de 1,5 milhão de litros
A prefeitura de Louveira começou na semana passada a construção de reservatório com capacidade de 1 milhão e 500 mil litros no Jardim Juliana. A obra prevê sanar os problemas de abastecimento da região, que recebeu recentemente a instalação de uma adutora para transportar a água até o novo reservatório.
A construção da caixa d’água do bairro é a primeira de uma sequência de nove novos reservatórios, que vão consumir o total de R$ 12 milhões em investimentos e dobrar a capacidade de armazenamento de água da cidade. Somados, os reservatórios terão capacidade de armazenar 11 milhões e 500 mil litros d’água, quantidade próxima ao potencial de armazenamento da estrutura atual.
Segundo a Secretaria Municipal de Água e Esgoto, três dos nove reservatórios serão implantados na região do Bairro Santo Antônio, outros três em áreas periféricas e dois na zona rural, próximo a mananciais.
De acordo com o prefeito Junior Finamore, as obras vão equalizar a distribuição de água na cidade. “Nossas ações são elaboradas com responsabilidade, de forma planejada e programática, para que realmente reflita na melhora de qualidade de vida e bem-estar de nossa população. Por isso, estudamos com muito critério os locais de instalação e a capacidade de armazenamento de cada um dos 9 reservatórios”, afirma o prefeito.
“Considerando a conclusão da Nova Estação de Tratamento de Água, teremos uma reserva imediata nestes reservatórios capaz de atender a demanda diária atual e futura dentro das projeções de crescimento de Louveira”, acrescenta.
A previsão para o término das obras é final de janeiro de 2017. No entanto, conforme explica o secretário de Água e Esgoto, Sinésio Scarabello, “conforme cronograma, suas execuções ocorrerão em subsequência, assim dentro desta data a maioria estará em funcionamento”.
Além da construção de reservatórios, a prefeitura vem realizando obras e ações com o objetivo de melhorar o sistema, principalmente, com relação às perdas. Entre elas estão a troca de reservatórios e tubulações antigas, criações de anéis para melhorar a distribuição, assim como trabalha na criação de opções para garantir o abastecimento em períodos de estiagem.
“No ano passado, por exemplo, foi solicitada uma outorga no córrego Rainha para ampliar a vazão de captação de água. Também foi solicitada uma outorga no rio Capivari e construída uma adutora de água bruta para captar água de uma antiga cava de mineração abandonada”, conclui Finamore.

Novo Dia
Novo Diahttps://novodia.digital/novodia
O Novo Dia Notícias é um dos maiores portais de conteúdo da região de Jundiaí. Faz parte do Grupo Novo Dia.
PUBLICIDADEspot_img

SUGESTÃO DE PAUTAS

PUBLICIDADEspot_img
PUBLICIDADEspot_img

notícias relacionadas