18.4 C
Jundiaí
quinta-feira, 18 abril, 2024

Louveira proíbe catadores de recicláveis. Precisa autorização

spot_img

O assunto reciclagem está presente até na Organização das Nações Unidas (ONU), tamanha a preocupação do mundo com lixo. Mas Louveira está na contramão. Um decreto do prefeito Júnior Finamore proíbe que catadores de recicláveis sem autorização da prefeitura façam seu trabalho. A proibição vale desde o dia 1º.

Na prática, a prefeitura de Louveira está proibindo o trabalho na cidade. Catadores de recicláveis não são pessoas com muitas oportunidades na vida. Fazem do trabalho uma maneira e garantir o arroz-feijão com ovo para a família.

A nota da prefeitura é lastimável. Afirma que “busca oferecer um destino sustentável aos materiais recicláveis e a continuidade da inclusão social da Cooperativa de Catadores”. Como se o catador “independente” não desse destino sustentável. Tudo o que conseguem é vendido para ser reaproveitado.

Mas talvez haja uma explicação para uma medida tão exdrúxula: a prefeitura criou o Centro de Gerenciamento de Resíduos, que, segundo a mesma nota, “possui toda a estrutura sustentável para receber, separar e comercializar o material”. Uma espécie de monopólio do lixo reciclável.

E tem castigo para quem insistir em recolher lixo reciclável – o catador é punido com apreensão do material (lixo), ganha uma multa (se é que tem como pagar) e ainda responde por dois crimes: um ambiental e outro contra o patrimônio público. A mesma nota da prefeitura tem um telefone para os alcaguetes denunciarem os catadores não autorizados.

Novo Dia
Novo Diahttps://novodia.digital/novodia
O Novo Dia Notícias é um dos maiores portais de conteúdo da região de Jundiaí. Faz parte do Grupo Novo Dia.
PUBLICIDADEspot_img
PUBLICIDADEspot_img

SUGESTÃO DE PAUTAS

PUBLICIDADEspot_img
PUBLICIDADEspot_img

notícias relacionadas